quinta-feira, maio 11, 2006



Estão a ver este senhor com um ar tão simpático e agradável? Sabem quem é? Muito bem! É esse mesmo. É aquele homem que é procurado vivo ou morto por uma seita religiosa da Índia (e se calhar até por mais...mas que não metem anúncios num jornal local) e, como se isso não bastasse, oferecem 25 mil dólares ao responsável. Mas ainda não estás a ver quem é? Pronto... eu digo... Este senhor é Dan Brown, o famoso escritor do Código de Da Vinci. Mas os senhores indianos pertencentes à dita seita ainda vão mais longe: ameaçam greve de fome se o filme Código de Da Vinci estrear na Índia. Enfim...andam por aí aqueles que desviam dinheiro das causas justas, roubam e matam e aparece-me esta seita a incriminar alguém só porque escreveu um livro engraçado. Mas não são só eles... São muitos mais os que incriminam este senhor e a sua obra. Tenho uma coisa a dizer a quem incrimina este senhor de publicar mentiras:

O que é que está escrito na capa do livro? Leiam...Vejam bem... Isso mesmo: ROMANCE... E o que é um romance??? MENTIRAS... BOA!!!! :) Estão a ver como sabem;) Ou acham que o Harry Potter também existe e o Quem Nós Sabemos também nos vem cá matar??????? Tudo bem. Têm razão. Está escrito que é BASEADO em factos reais... Mas é verdade que existiu Jesus e também é verdade que existe um Museu do Louvre... E os senhores templários também existiram... Pois... é bem verdade... Mas será a história verdadeira???? Pronto...é aqui que entra a palavra ROMANCE. O senhor Dan Brown apenas conta uma história muito engraçada (mesmo muito engraçada e recomendo vivamente) e esforça-se por passar a mensagem de que "a Bíblia não caiu do Céu aos trambolhões", mas isso já sabemos, não é? Não preciso que um romance me venha dizer. Nem preciso que um romance me diga o que pensar ou como tudo realmente se passou. Para isso, pego num livro de alguém especializado nesse assunto que tanto me interessa e não num livro de um professor de inglês que tem um talento enorme para a escrita. Aproveito para dizer que este também não foi o melhor livro do senhor Brown. Foi o mais polémico, talvez. Considero que Anjos e Demónios terá sido a sua melhor obra até agora (já as li todas:)).

2 comentários:

Anónimo disse...

hmm...por mim...podem fazer as greves k kiserem=P este sim...é um grande escritor...e, tal cm tu, tb gostei mais dos "Anjos e Demonios";) tenho pena k nao venha esse primeiro em filme...afinal é o "início" do Langdon nestas andanças...(tadinhu...o k ele sofria...xD) ms pontuh..."O Código da Vinci" ta agr ai...e la vou eu ve-lo=D (ultimo momento d descontraçao antes dos exames..=|)

True smile disse...

Li nao sei bem onde que essa parte do Baseado em factor reais ja foi mudada algumas vezes... Esta obra retrata toda a realidade - esta obra é baseada em factos reais - os edificios referidos na obra existem mas as personagens sao ficticias... depende da ediçao do livro, mas por aqui se ve o poder de certas coisas :p no meu (13ª ediçao) aparece "Todas as discrições de obras de arte, edificios, documentos e rituais secretos que aparecem neste romance são exactas. isto está na pagina com titulo Facto, mesmo antes do Prologo.